Curta o nosso Blog

terça-feira, 26 de junho de 2012

Função da semana : Solo Top


Dicas de ouro para quem deseja um bom Solo Top



Sem dúvidas o Solo top é o Role(Função) que mais consagra os jogadores hoje em dia, exemplos : HotshotGG(CLG), The Rain Man e Dyrus (TSM), Leko (vG), Diamond(M5) entre outros. 
O solo top muitas das vezes é quem realmente decide a partida, é a Lane onde muitas pessoas acham que se é apenas para o Tank ou o Off Tank, mas de algum tempo pra cá esse estereótipo já está mudando radicalmente, entenda o porque mais abaixo.
Seguem algumas dicas para se fazer um bom solo top, levando em consideração a experiencia dos players envolvidos para o desenvolvimento dessa postagem.

MAP AWARENESS E ANÁLISE DE LANES
Independente de qual role você costuma jogar, sempre dar aquelas olhadas no mapa vão lhe ajudar, como o Solo top é uma Lane que não é tão complicada de se farmar em relação a outras(Isso depende de Champion pra Champion) você acaba voltando a sua atenção mais para o Last Hit do que para as demais coisas que acontecem, por experiência própria muitas vezes o time avisou Mia(Missing in action) mas por eu estar focado no Last Hit acabei não lendo, então sabendo conciliar o Last Hit com a atenção nas outras lanes você tem ótimas chances de fazer uma boa partida.
O solo top é a lane que exige mais controle de map e movimentação, podendo decidir um dragon 4x5, o jungler inimigo provavelmente vai lhe gankar no Early game(Inicio do jogo) então não esqueça de comprar wards, e para muitos champs como (Irelia,Udyr,Jarvan,Lee Sin, Olaf e etc) um dos itens essenciais é Wriggle’s Lantern e/ou para alguns casos como o solo Top de Garen uma boa opção é trocar a Wriggle's Lantern por 2 Doran Blades.
Ela ajuda a ter um bom sustain na Lane, visto que o solo top inimigo seja AD, você terá uma resistência a mais com os +30 de Armor da Wriggle’s Lantern. 
Fazendo ela rapidamente você se previne de muitos ganks, segue uns prints de bons lugares para se wardar top para evitar kills por falta de atenção.

No rio e no Bush superior a direita, onde se da uma visão total dos possíveis ganks que você tomará


O ward no ponto 3 previne que o Jungler adversário tente roubar o blue do seu time.


Entendendo mais um pouco dos ganks, uma dica boa é sempre andar pelo lado esquerdo da lane, próximo ao bushs, lhe dando mais espaço para escapar de ganks.


Ward clássico e mesmo assim essencial. 


SPELLS PARA SOLO TOP

 

O solo top como é uma Lane que essencialmente precisa estar presente na maioria das team fights por ser muitas das vezes a resistência do time, é aconselhado que escolha a Spell Teleport, para se poder dar os Jump Wards mais efetivos, como por exemplo de Dragon e Baron(D&B), se por algum motivo pinta aquele momento exato para se matar o D&B e você não está presente, o Teleport acaba com seu problema, wardar o D&B são essenciais, você dando um Teleport nesse ward próximo ao D&B, levará facilmente e estará presente em uma possível team figh.
E a outra spell eu particularmente aconselho Flash ou Ghost ambos para sair de ganks, ou para dar chase em momentos precisos.
Exhaust é bom para o solo top dependendo dos picks do time inimigo, nesse momento ele serve para deixar a morte certa daqueles carrys que aparecem na team fight dão seu Burst e voltam para o final da formação de seu time.
Ignite funciona muito bem quando você pretende ser mais ofensivo, finalizando a sua kill sem problemas, ou até mesmo se saindo bem num possível gank. 
Utilizando a Masterie Summoner's Wrath da primeira arvore, você ainda recebe mais 5 de Ap, quando o Ignite está em cooldown, isso é de grande ajuda quando você está solando com um champ Ap ou Hibrido.


RUNAS E BUILDS
Lembrando que o Solo top tem uma das funções ser a maior resistência no jogo, não poderíamos deixar de falar a respeito de suas runas e builds,.
Runas – Muitos já devem vistos em guias que as runas de Solo Top(Tank ou Off Tank) seguem um padrão pré moldado.


Lembrando que elas podem ser variadas de acordo com o seu Main Top(O personagem qual você jogue mais no solo top), elas podem ser variadas para HP flat e/ou Hp por Lvl, mas isso já é uma coisa bem mais pessoal. O tema runas é algo bastante relativo, você é apto a fazer qualquer mudança que lhe de mais conforto, a imagem acima é uma demonstração de um off-tank, não é obrigação usar essas runas para solo top.
Build – Como foi dito anteriormente um ótimo item para se fazer para o Solo Top é Wriggle’s Lantern, pelo seu bônus de Armor e pelo seu Ward grátis de 3 em 3 minutos, outros itens bons para um Solo top focado para tankar para seu time é Frozen Heart, Warmogs, Leviathan, Force of Nature e outros que possam lhe dar Armor e/ou Magic Resist.
Outro “Erro” e comprar itens de AD para um tank, por pensar que o mesmo precise dar muito dano durante a Team Fight , não chega a ser um erro propriamente dito, mas sim um desperdício de dinheiro e tempo do time. Mas se caso preferir, a outro tópico nessa mesma postagem falando sobre o meta-game de Ad-Tanky mostrando as suas vantagens e desvantagens.

PICKS E COUNTER-PICKS
Um dos fatores importantes para se fazer um bom solo top é ter em mente os seus counter-picks, e de qual forma eles podem dificultar o seu jogo. Isso vale muito mais para Draft e Ranked mods, pois você verá qual o pick do provável Solo Top do outro time. Abaixo vou postar uma lista dos principais Solo-Counter picks, não vá pensando que apenas por escolher o Champion que dar o Counter no outro você já ganhará, esse é um processo as vezes demorado e requer bastante atenção, a melhor maneira de se tornar o melhor solo top é Treinar, treine, treine incansavelmente até você descobrir que tudo valeu a pena.

Top Solo Counterpicks List:

Akali < Garen (Silence + Shroud Damage)
Akali < Lee Sin (Stealth Detection + Burst)
Blitzcrank < Caitlyn ( Range + Traps) (Credit to Borfist)
Blitzcrank < Morgana (Spell Shield + Range)
Chogath < Vayne (% Damage + Range)
Chogath < Warwick (% Health Damage + Sustain)
Galio < Udyr (Sustain + CC + Heavy Damage)
Galio < Wukong (Gap closer + AD Pent. Damage + Clone)
Gangplank < Pantheon (Range + CC + Shield)
Gangplank < Riven (Shield + In & Out Damage + CC)
Garen < Kennen (CC + Range + Lightning Rush) (Credit to Anonic)
Garen < Teemo (Blind + Range + Slow) (Credit to phoenixfire2001)
Irelia < Nasus (Sustain + Slow + Q Farm all day low threat of death)
Irelia < Renekton (Gap closer + Heavy Damage + Sustain)
Irelia < Rumble (Anti Melee Damage + Slow) (Credit to Durakh)
Jax < Garen (Silence + Damage)
Jax < Nidalee (Sustain + Range + Movespeed)
Jax < Talon (Silence + Kite + Range)
Lee Sin < Udyr (Heavy Dmg + CC + Shield)
Malphite < Chogath (Tanky Sustain + CCs + AP + True Damage)
Malphite < Rumble (Anti Melee + AP + Slow) (Credit to Tweakerboy)
Morgana < Gangplank (Oranges + Q)
Renekton < Caitlyn (Range + Slows)
Renekton < Kennen (Range + CCs + Kite)
Riven < Kennen (Range + CC + Kite)
Riven < Garen (Silence + Heavy Damage) (Credit to Dspritzman)
Rumble < Garen (Silence + Heavy Damage) (Credit to Râwrf)
Singed < Galio (Slow + Mr + Sustain) (Credit to NoIntestines)
Singed < Rumble (Slow + Anti Melee) (Credit to P Style)
Singed < Teemo (Slow + Range)
Talon < Lee Sin (Stealth Detection + Sustain + Damage)
Tryndamere < Malphite (Armored Sustain + Harass + Slow)
Tryndamere < Nasus (Slow + Heals. Mostly late game counter)
Tryndamere < Teemo (Blinds + Range) (Credit to Aidan M xD)
Tryndamere < Riven (Damage + Shield + CC + Kite) (Credit to SirTest)
Udyr < Olaf (Slow + True Damage + Heavier Damage)
Wukong < Caitlyn (Range + Traps + Slow)
Wukong < Chogath (Tanky + CCs + Sustain)
Yorick < Chogath (Sustain + AOE > Ghouls + CCs)
Yorick < Renekton (Gap closer + Sustain + Heavy Damage)
Yorick < Trundle (Heals off Ghouls + Burst Damage)
Fiora < Jax (Counter Strike + Leap Strike + Grandmaster's Might)
Wukong < Lee Sin ( Safeguard + Tempest)

Fonte: Fórum League of Legends
*Lista tirada do Fórum oficial, eu tirei alguns nomes que estavam nela, e estão faltando alguns como Kayle,Darius entre outros, caso queiram se aprofundar no assunto, acessem o link abaixo.(Champion Select)
Outro site muito bom a respeito de Counter Pick é o Champion Select, ele lhe da a oportunidade de votar nos champions que são fortes ou não contra outros e ainda tem areá de comparação dos stats, muito bom eu recomendo.

TEAM FIGHT
Como já foi visto em uma postagem aqui no Blog, o posicionamento em uma team fight é essencial no jogo. O solo top por algumas vezes é resistência mais efetiva do seu time. Partindo do ponto que o outro time não vai perder tempo focando você (Mas às vezes não é isso que acontece) Correr atrás do AD Carry do outro time não é uma das melhores idéias que você poderá ter. leve em conta alguns fatores:
Saiba sobre os CCs do outro time
Veja qual Carry consegue dar mais dano em pouco tempo(Maior burst)
Veja quem está focando os seus carrys
Se caso o support do seu time não está dando conta, ajude-o no trabalho de deixar o seu carry batendo por mais tempo na team fight
Em algumas ocasiões, seja o primeiro a ser focado, force isso.
Abuse dos seus CCs, e dependendo da situação do Jogo não exite em dar KS, pois por experiência própria eu já vi muitos carrys saindo com -5% por eu deixar a Kill para os Carrys, mais isso são casos e casos, pois no inicio do jogo deixar o seu Carry com a maioria das Kills é uma maneira bem fácil de se conduzir para a vitória.
Como foi dito acima um dos meta-games é fazer o Solo Top AD, aos jogadores que utlizam a Wriggle’s Lantern uma das funções pré e pós Team Fight é wardar o mapa, sim isso ajuda muito para o posicionamento numa possível luta. Já que o Solo Top AD não tem tanta resistência quando o Tank solo Top, de certa forma ele fica é um alvo considerável para o time inimigo, levando em consideração que você está com a Guardian Angel, ajude os carrys no seu trabalho, foque também os carrys do outro time.
Alguns pontos para se wardar:



Novo Meta-Game[?]
Algumas pessoas devem ter notado como Guardian Angel vem aparecendo de forma mais expressiva na maioria dos jogos, e em sua maioria no solotop.
O motivo é que existe um provável futuro Meta Game, que é não possui nome, mas é algo aproximado à AD-Tanky Top. Já se deparou com aquele Lee Sin entupido de AD que compra uma Guardian Angel e vira o pesadelo do jogo?
- "Não focar por causa da Guardian Angel e da mobilidade"
- "Focar, ter chance de não matar e perder uma Teamfight"
Champions como Lee Sin, Irelia e principalmente (e mais marcantemente) Riven, estão fazendo builds voltadas a dano, porém tendo Guardian Angel, o que quebra todo foco de qualquer time de solo queue e por vezes, até jogos competitivos.
Lembrando que são Build situacionais, mas se bem feitas, podem virar extremamente tanky late, e carregar até que seu AD Carry tenha seus principais itens.
Existem também players que vão com um segundo AD Ranged para o Top, construindo um pouco mais Tanky que o normal, o que é mais raro ver atualmente, entretanto Corki de Dorans Blade, Trinity e Atmas já foi um pick interessante em alguns times. "Desaconselho sem ter experiência ou alguma estratégia"

DICAS A MAIS PARA OS SOLO TOP
Lembre-se de Wardar a sua Lane, você receberá muitos ganks.
Proteja o seu time a qualquer custo.
Não tenha medo de iniciar uma Team Fight.
Se concentre no seu CS, quanto mais rápido você concluir os seus itens, mais fácil a team fight será.
Acompanhe Replays de campeonatos, veja como os outros jogadores se portam no solo top
Pratique incansavelmente.


Players mais experientes podem discordar de alguns pontos levantados aqui, peço encarecidamente que evitem trollagens e nos ajudem, postando comentários sobre o que discordam para acrescentar mais ao conteúdo da postagem.
Colaboradores:
Felipe Maluf Ferrari
Gabriel Rezende

Willimarque Barbosa
Haoru Souza


 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...