Algumas dicas para se fazer um bom jungler.
Sem duvida uma das funções mais importantes durante o jogo, em jogos de League of Legends profissional sempre o time tem um jungler, que faz os ganks “ajustando o tempo do jogo”, forçando e dando push nas lanes e entre outras coisas, neste post vamos dar algumas dicas para se fazer um bom jungle e entender melhor o porque do jungler ser tão crucial no game.
Existem vários tipos de Junglers, aqueles que gankam rápido, os dão pressão na Lane por ameaças de ganks, os que são mais voltados para o support do time, isso quem molda é o jogador. Como por exemplo um Amumu no jungler, ele leva facilmente um counter jungle de qualquer outro jungler que seja AD(Lee sin,Nocturne,Shyvana e etc) mas em uma team fight pelo dragon ele pode tankar e dar CC(Crowd Control) em área protegendo o seu time.
As definições atribuídas não são oficiais, são termos vistos em fóruns e até mesmo criados por mim, cabe a você utilizar ou não, abaixo uma lista de exemplo dos tipos de Junglers e seus respectivos champions:
Faster Gank(FG) – Shaco, Alistar,Lee sin,Rammus, Jax, Tryndamere, Mundo, Olaf, Pantheon,Udyr, Maokai, Trundle, Xin Zhao, Lee Sin,
Counter Junglers(CJ)* – Lee Sin, Mundo, Shaco, Nunu, Gangplank, Hecarim, Nautilus, Riven, Shyvana, Skarner.
Support Junglers(SJ)** - Alistar, Janna, Shen, Nunu.
Perfect Gank(PG)*** – Warwick, Sion, Udyr, Skarner, Nocturne, Maokai, Fiddlesticks
Pusher Jungler(PuJ) – Lee sin, Sion, Tryndamere, Olaf, Shaco, Gangplank, Warwick, Nocturne, Shyvana, Jax, Xin Zhao, Udyr, Darius.
TeamFight Jungler(TfJ) – Amumu,Karthus¹(sei que é meio absurdo um karthus no jungler, mas já presenciei partidas que funcionou muito bem), Warwick, Alistar, Nunu, Maokai, Fiddlesticks, Hecarin.
Tank Jungler (TJ) – Rammus, Amumu, Volibear, Udyr, Alistar, Shyvana , Skarner.
* - O CJ depende muito do pick do jungler do outro time, geralmente quando se picka um TfJ se tem uma vantagem no early game, porque esse tipo de jungler tem uma certa demora tanto nas suas rotas para os seus ganks, ficando assim vulnerável a um Counter.
**- Como já foi visto em alguns jogos profissionais, pelo time (M5 – Moscow Five), de se utilizarem 2 jungler, como Sion + Alistar ou Janna + Lee Sin. Não é impossível de se tirar um bom resultado dessa combinação, mas requer muita pratica e entrosamento dos jogadores, pois as 3 lanes vão solar, inclusive o Carry AD, que fica vulnerável sem o support.
*** - O PG como o Warwick e o Skarner só se torna um gank 99% efetivo após o lvl 6 pegando a sua ultimate, mas os que tem como um stun ou um slow com target fixo no alvo podem gankar geralmente após o seu primeiro buff. Lvl 2 – 3.
¹ - Não recomendo o Karthus como jungler, pois você poderá um explorar um jungler mais efetivo no seu time, e deixando Karthus fazer a sua real função que é solando.
MAP AWARENES E ANÁLISE DE LANES
Pessoalmente, eu aconselho aos iniciantes e até mesmo os mais acostumados com o Role, sempre (reforçando, sempre) olhar o mapa, e assistir as lanes quando possível. Lembre-se que lanes que foram counteradas precisam de uma presença muito mais.
Ganks no nível 2 normalmente geram ou um First Blood ou uma vantagem grande ao aliado, (provavelmente o oponente perderá summoners/vida)
Ao ínicio de cada jogo, pense quais lanes precisaram mais de presença, e quais são de fácil Kills.
Mids com um burst e CC são em sua maioria lanes mais fáceis de se conseguir um bom gank, uma Annie, Fizz e Leblanc darão um burst muito alto no oponente.
COUNTER-GANKS
Durante algumas partidas, uma lane sua pode pegar vantagem ou "counterar" o adversário, isso atrairá muita atenção do Jungler inimigo, o que poderá ocasionar em muitos ganks inimigos. Uma das coisas que se pode fazer para alargar ainda mais a vantagem tanto sua quanto da Lane em questão, são os Counter-Ganks. Counter-Gank consiste em sempre estar com um olho na Lane e se manter perto, para caso tentem um gank ou até mesmo um dive, você transformar numa luta de número iguais (que provavelmente, tenderá a vitória ao seu lado, caso contrário, apenas apareça para ajudar e não lutar)
Nocturne com seu ultimate é um, se não,o melhor champion para isso, porém, existem outros que possuem uma grande utilidade, como o Alistar e Lee Sin. Todos champions podem fazer counter-ganks, uns são melhores, outros piores.
GANK → DRAGON
Dragon como dito anteriormente em um de nossos guias, é uma vantagem muito grande no Early Game do seu time, e muitas vezes pode ocasionar em vitórias (tanto pela vantagem, ou por tirar a vantagem inimiga). Como um gank normal, você deve ir ou à Bot Lane ou à Mid Lane e gankar, caso consiga uma kill ou force o adversário dar recall (e ainda possua uma quantidade de vida razoável), vocês podem forçar Dragon, seu time estará em maior vantagem, provavelmente um 4x3 (Você + Mid + bot VS Jungle + Lane não gankada), ou até mesmo, é possível que o jungler inimigo não esteja perto, o que torna o dragon muito mais fácil e seguro com o uso do Smite.
TOP LANE
A Top Lane conforme o Metagame é sempre um champion que pode se virar muito bem sozinho, seja nas trocas de Harass, sobrevivência ou até mesmo Cura. Isso ocorre (para quem não sabe o motivo), porque essa Lane futuramente deve ser abandonada pelo Jungle por um certo tempo, quando se há ameaça ou tentativa de Dragon.
Caso o oponente Gank top, e seu Mid e Bot estiverem bem, vá diretamente ao Dragon, o oponente não terá Smite (para roubar de forma mais efetiva), e vocês terão vantagem numérica lá.
Algumas vezes o Top pode vir para a luta pelo Dragon usando ou TP, Ultimate (como a do Shen) ou até mesmo andando após pushar sua Lane.
COVERS
Uma coisa muito óbvia, mas que pouco players usam são os Covers do oponente. Por motivos óbvios, se o Jungler deles estiver dando Cover em alguma lane, ele não estará na Jungle dele. LOGO, é a melhor abertura possível para roubar buffs e deixar apenas os minions pequenos, atrasando ainda mais o respawn dele. Se necessário, peça para alguma Lane o acompanhar para fazer de forma mais segura, ou até mesmo para dar-lhe o respectivo Buff.
BUFFS
Não há muito a se falar, é situacional, mas em sua maioria, você deve dar o segundo Blue Buff ao seu mid, e apenas o Red Buff ao Carry AD após ele criar presença fortes em Teamfight, uma Tristana por exemplo, só passa a compensar mais o Red Buff após a Infinity Edge e sua Phantom Dancer.
ROTAS
Essa é uma parte bem delicada de se falar, como podemos ver o tempo da jungle deu uma pequena mudada, o tempo de respaw ta um pouco menor, ai vai o tempo de respaw:
Acampamento de monstros (Golem) - 1:00
wolves - 1:00
Lizard Buff - 5:00
Golem Buff - 5:00
Dragon - 6:00
Baron - 7:00
Wraiths - 1:00
Dependendo do seu pick você cria a sua rota especifica, FG geralmente começam no Red pelo fato de que irao gankar lvl 2, e o Red vai dar um slow e um dano a mais. E já os PG que precisam de um certo lvl para se fazer um gank mais efetivo começam pelo Blue para acelerar o farm, em premades e até em jogos profissionais, 3 integrantes do time ou até mesmo o time todo ajudam o jungler a começar a sua rota pelos Wolves. Sabendo conciliar a sua rota e com os fatores importantes para se fazer um gank , é quase 100% de chance que a sua vida no Jungle vai ser muito bem reconhecida, imagine a seguinte situação, "Você acaba de matar os wolves e os wraiths, estando ainda com 80% do hp, voce começa o red e quando termina, a lane inimiga está muito avançada e o seu top consegue facil um Double kill com a sua ajuda" são essas situações que lhe dão mais notoriedade na jungle, saber gankar na hora certa. Uma outra boa dica é sempre escrever no chat para o seu time, o tempo de respaw para o próximo buff ou para o próximo dragon, tendo o controle dos 2 além de seu time ficar na vantagem de dinheiro, ajudara ou seu mid ou seu bot dependendo do Buff dado.
WARDS
Em relação aos wards não tem muito o que falar, dependendo do seu jungler fazer a Wriggle's Lantern é a melhor opção, como foi dito acima a função de wardar o mapa não é apenas para o support, o jungler pode ajudar também. Mas existem alguns pontos que se wardados ajudam muito na sua rota e até nos counter junglers, por exemplo wardar o buff da jungle inimiga sempre é uma boa.
GANKS
Dependendo do tipo de Jungler que você escolheu para o seu time, os ganks podem vir mais rápido, ou demoram um pouco porem são mais efetivos. Dependendo da experiência do jogador ele consegue conciliar os 2 muito bem (Exemplo: Um Alistar consegue um gank no lvl 2 parecido com o Gank de um Malphite lvl 6).
Não existem horas exatas para se fazer um gank, com o tempo o jungler vai percebendo as lanes que realmente precisam de gank, olham com mais pericia alguns fatores que são essenciais para um gank.
Não são obrigatórios esses fatores para se fazer um gank, mas percebendo eles durante o jogo facilita muito a vida do jungler para evitar “PORRA DESSE JUNGLER QUE NÃO SABE GANKAR” e outras frases educadas desse tipo.
- Lane inimiga avançada
- Alvo com pouco HP
- Lane aliada com muitas freqüências do time inimigo (Counter Gank*)
- Lane aliada avançada
- Carry AD sem o support na Lane
- Lane sem wards
GANK SIMPLES
Esse gank consiste em se sair do bush(mato) e realizar o ataque surpresa contra o seu inimigo.
GANK DE LANE AVANÇADA
Esse gank é feito quando uma Lane aliada está avançada e prestes e receber um push pelo inimigo, ficando no bush marcado, e saindo para o gank inesperado pelo inimigo.
GANK DE LANE WARDADA
Esse gank já é um pouco mais complexo e perigoso, consiste em fazer outra rota para se fazer o gank, geralmente essa rota é atravessar o jungler inimigo para se chegar por traz da Lane, ou outra maneira é fazer o gank de Lane avançada, dependendo se o seu bush está wardado, isso já é uma questão de comunicação com a sua Lane.
TRAP
Essa particularmente é a que eu mais me divirto, você já teve naquele situação em que todo o time inimigo está sumido, e você por obra de satanás vai verificar o Baron ou o Dragon quando se depara com aquele mato minúsculo cheio de gente para te matar. É essa trap é basicamente isso, em algum determinado momento do jogo você se unir com o seu time todo em apenas um bush, e o primeiro premiado que passar vai ser agraciado por muitos xingamentos pelo seu time. Ou perceber quando o time adversário ou alguém do time for para outra Lane, defender ou pushar, tendo que atravessar um bush em que seu time esteja perto.
ALGUMAS DICAS PARA OS JUNGLERS
- Escolha um Jungler para suprir a necessidade do seu time.
- Na hora do gank é muito mais vantagem deixar o kill para quem está na Lane assim o Killer ganha muita vantagem contra o time inimigo, ainda mais se quem matou estiver solando.
- Sempre que puder coloque wards para ajudar o seu time, não deixe essa função apenas para o seu support, quando mais conhecimento sobre os passos do time inimigo mais rápido seu time se prepara para uma possível Team Fight.
- Existem Champions Mid e Top que ajudam muito em presença de gank, fazer um gank organizado com ajuda de um Twisted Fate, Pantheon ou até mesmo um Shen garante muitas vezes uma kill + torre/dragon.
- A summoner Smite tem seu dano aumentado conforme os níveis do Champion e dão True Damage, portanto, sempre que for fazer Dragon, Baron ou até um Buff arriscado, passe o mouse sobre a imagem dela, e veja quanto de dano ela está dando no momento (melhor do que calcular). Use ele para dar o Last Hit, dificultando qualquer tipo de Steal(roubo) do oponente.
- Wardar as entradas das jungles para evitar possíveis ganks.
Players mais experientes podem discordar de alguns pontos levantados aqui, peço encarecidamente que evitem trollagens e nos ajudem, postando comentários sobre o que discordam para acrescentar mais conteúdo para a postagem.
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